Como o esporte pode mudar vidas

como o esporte pode mudar vidas

Constantemente ouvimos falar sobre os benefícios que o esporte promove para o corpo e a saúde. Mas, eles vão muito além desses fatores, porque o esporte muda vidas e tem o poder de transformar também as pessoas.

Não é um exagero, e nem mesmo algo poético, é fato. E nós vamos explica porque isso acontece, neste artigo que preparamos para que você conheça todos os benefícios do esporte para pessoas de qualquer idade. Continue lendo!

Como o esporte muda vidas

O que toda pessoa precisa para si é algo que possa preencher vazios e dar-lhe propósitos. Todo ser humano necessita manter-se ativo e socializado para que possa partilhar experiências. A prática do esporte possibilita isso e muito mais.

Para pessoas de todas as idades é recomendado que o esporte seja praticado. E isso em função dos ganhos para saúde, para a mente e os valores que são adquiridos, além do apoio psicológico que isso também oferece. Veja a seguir como o esporte muda vidas observando os vários fatores que ele impacta positivamente:

O esporte para a saúde

Como dito logo no começo desse artigo a prática desportes possibilita ganhos diversos para a saúde. Isso porque atividades dessa classe exigem movimento, ação e é disso que nosso organismo necessita.

Por meio das práticas esportivas trabalhamos nosso sistema respiratório, cardiovascular e linfático. Ativamos o metabolismo e queimamos as calorias em excesso. Também regulamos a produção hormonal e tonificamos a musculatura.

Com tudo isso, reduzimos os níveis de colesterol e glicose, controlamos a pressão arterial, o oxigenação das células, trabalhamos a coordenação motora e ganhamos resistência física, o que também fortalece o sistema imunológico. Assim, prevenimos muitas doenças e o envelhecimento precoce.

O esporte para a mentecomo o esporte pode mudar vidas e a mente

Os ganhos com a prática de esporte também chegam o cérebro, porque conseguimos melhorar a concentração, o raciocínio e a atenção. Também estimulamos a produção de neurotransmissores que causam sensação de bem-estar e reduzimos os que provocam o estresse.

Isso faz com que nos sintamos felizes satisfeitos e realizados. Isso afeta a autoestima gera autoconfiança melhor a qualidade do sono e nos faz ter coragem. Protegemos ao mesmo tempo o nosso cérebro enquanto órgão e nosso psicológico.

O esporte para a formação do indivíduo

Os benefícios da prática esportiva também são utilizados para a formação do ser humano. A convivência com outras pessoas, estar em uma competição, ter que superar as frustrações e saber vencer sem humilhar o outro faz elevar o senso mora.

É preciso aprender a dividir, a ensinar, aprender ter disciplina, empatia, solidariedade, entre muitas outras qualidades que apenas desenvolvemos quando convivemos com outras pessoas. E isso se reflete também no tempo ocupado que não é desperdiçado com ociosidade ou práticas ilícitas.

O esporte muda vidas porque ele se reflete em vários aspectos do ser, e sendo assim, faz com que as mudanças sejam globais, como dito, ele dá um propósito, desperta sonhos, estimula metas. Por isso, a prática um esporte é um treino, não só para estar em jogo, mas um treino para a vida.

 

Deixe uma resposta