A deficiência mental é realmente uma limitação?

deficiencia mental

A velha polêmica entre as forças sociais conservadoras tradicionais, estão em voga em um novo combate, defensores do isolamento de crianças, jovens e adultos que tenham deficiência mental, em escolas especiais.

Porém, existem forças progressistas que defendem a inclusão dessas pessoas que tenham essa restrição em escolas de ensino comum.

A deficiência mental pode ser explicada por um conjunto de problemas que estão ligados ao intelecto de cada indivíduo, mas ela não altera as outras funções do cérebro humano, como muitas pessoas ainda acreditam.

A deficiência mental é caracterizada pelo déficit de inteligência, o que significa que a pessoa possui um quociente de inteligência – QI – inferior a 70, um valor que é considerado limite.

A deficiência mental também pode ser caracterizada pela limitação funcional dos padrões normal do funcionamento de todo o organismo do ser humano.

Pessoas que tenham deficiência mental, realmente precisam de alguns tratamentos e cuidados médios especiais, em diferentes áreas como fisioterapia, pedagogia, fonoaudiologia e demais que consigam auxiliar em determinados problemas, visando minimizar problemas que normalmente surgem em pessoas que tenham essa limitação.

Saiba mais sobre esporte e inclusão AQUI

A deficiência mental é dividida em níveis: limite ou a chamada boderline, onde se apresenta um atraso na aprendizagem, como nas áreas receptivo-motoras, focando em dificuldades em cálculos, escrita e leitura, as mais severas que implicam em problemas psicomotores e profundo que implica me problemas de comunicação e sensório-motores.

Existem alguns problemas também relacionados a coordenação, ansiedade, equilíbrio, locomoção, personalidade, perturbações e falta de autocontrole.

O diagnóstico de deficiência mental é feito pela analise do individuo em sua totalidade, estudando suas funções e todo o organismo, como também suas relações e comportamento.

É possível superar a deficiência mental?

 Como o esporte pode mudar vidas? veja AQUI

O esporte é uma das maneiras mais conhecidas e antigas de socialização que os humanos possuem conhecimento. Porém, ele é ainda considerado como um verdadeiro tabu para as pessoas, em especial, que possuam deficiência mental ou física.

Porém o esporte é uma excelente maneira de buscar a reabilitação e principalmente para muitos recuperar a autoestima. E assim, é uma maneira extremamente importante para superar a deficiência mental em diferentes faixas etárias.

Desde 1988, é realizada as Paraolimpíadas, o maior evento esportivo para pessoas que possuem necessidades especiais de todo o mundo. Com competições que ganham grande projeção internacional.

O esporte ainda precisa superar diferentes obstáculos para que o mesmo fique mais próximo de pessoas que tenham deficiências mentais. Como acessibilidade e infraestrutura, mas ainda é um excelente caminho para superar as dificuldades de inclusão que ainda é muito grande em todo o mundo.

Deixe uma resposta